quinta-feira, junho 20, 2024
spot_img
InícioEspecialidadesAngiologiaMudanças bruscas de temperatura podem afetar a saúde vascular

Mudanças bruscas de temperatura podem afetar a saúde vascular

O frio chegou para valer em Belo Horizonte e as doenças respiratórias são comuns nessa época do ano. O que pouca gente sabe é que as variações bruscas de temperatura também podem afetar a saúde vascular.

 

De acordo com o médico vascular, Dr. Gustavo Marcatto, as mudanças de clima entre dias frios e quentes tem uma influência direta no organismo. “Com as temperaturas mais altas, as veias (principalmente aquelas ligadas ao coração) dilatam, ocasionando uma queda de pressão na circulação sanguínea. Essa reação pode ocasionar, por exemplo, inchaços nas pernas e pés (edema), tontura e até mesmo desmaios por conta da pressão baixa”, explica o especialista.

 

E não é só a mudança brusca do frio para o calor que afeta o corpo humano, não. Quando o clima muda bruscamente de temperaturas altas, para as mais baixas também é preciso ter atenção. “Quando o clima fica frio, há a vasoconstrição, ou seja, uma diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos, dificultando a circulação do sangue para as extremidades (pés, mãos e pernas). Essa reação é importante para conservar o calor no corpo”, detalha o Dr. Gustavo.

 

Por isso é sempre importante ficar atento aos sinais que o corpo dá, principalmente nesses casos de mudanças bruscas na temperatura. Mas o médico afirma que há como passar por essas transições, sem grandes sofrimentos. “O primeiro passo é a prevenção! Manter hábitos saudáveis, como boa alimentação, hidratação e prática de exercícios físicos, ajudam a manter a saúde vascular sempre em dia, independentemente da temperatura”, pontua o vascular.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos