domingo, junho 16, 2024
spot_img
InícioNotíciaCampanha municipal de vacinação antirrábica animal vai até 12/12

Campanha municipal de vacinação antirrábica animal vai até 12/12


 
Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, a campanha de vacinação antirrábica animal, que antes era feita em dois dias, se estendeu por uma semana inteira para evitar aglomerações nos postos de vacinação. A campanha que teve início no sábado (5), se entenderá até o sábado (12).
 
Para que a campanha fosse realizada, foram disponibilizados cerca de 165 postos de vacinação em vários pontos da cidade. Para conferir o endereço mais próximo, clique aqui .
 
Durante a campanha, devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade, mesmo as gestantes. Para maior segurança, os gatos devem ser levados em transportadores ou gaiolas, e os cães devem ser levados por um adulto, contidos por guia ou coleiras. Após a vacinação, o animal deve ser mantido na sombra, com água e alimentação disponíveis, e não devem ser submetidos a esforços físicos.
 
A raiva é causada por um vírus, e a doença é transmitida principalmente pela mordida, unhada, arranhões ou lambidas de um animal que esteja contaminado, causando uma doença fatal, que acomete mamíferos.
 
A doença não é registrada em humanos no município de Belo Horizonte desde 1984 e, em cães, desde 1989. A campanha tem por objetivo manter a doença erradicada, pois o vírus ainda se mantem em circulação na capital. De acordo com dados da prefeitura, até outubro deste ano, foram capturados oito morcegos que testaram positivo para o vírus da raiva.
 
Para que a doença permaneça controlada, é necessário que pelo menos 80% dos cães e gatos do município sejam vacinados. A participação da comunidade é de fundamental importância, para garantia da segurança de pessoas e animais.
 
* Estagiária sob a coordenação da jornalista Eulene Hemétrio

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos