terça-feira, março 5, 2024
spot_img
InícioEspecialidadesOncologiaPólipos intestinais podem ser primeiros sinais de câncer de intestino

Pólipos intestinais podem ser primeiros sinais de câncer de intestino

O pólipo é uma verruga que, normalmente, aparece no cólon e têm vários tipos, sendo hiperplásicos (os benignos, que raramente viram câncer) e os adenomas (que, realmente apresentam risco de evolução para carcinoma). Eles surgem sem causa aparente e tem vários fatores de risco, como idade acima de 45 anos; pessoas com doenças intestinais; fatores genéticos; dieta rica em gorduras e pobre em fibras e líquidos; comidas industrializadas e com agrotóxicos.
De acordo com a coloproctologista do Hospital Madre Teresa, Hilma Nogueira da Gama, na maioria dos casos os pólipos encontrados são benignos, mas, quando as alterações são do tipo adenomas, é necessário remoção e acompanhamento periódico. “O pólipo intestinal é tratável, mas é importante lembrar que 60% deles podem crescer e se transformarem em tumor maligno, num período de 5 a 10 anos”, explica.

 

A coloproctologista observa que o pólipo pequeno não causa sintomas, mas, à medida que o tempo passa, pode gerar alguns sintomas, como diarreia, muco e sangue nas fezes. “O ideal é descobrir a alteração antes que os sintomas apareçam e, para isso, é necessária uma consulta periódica com médico especialista, passando pelos exames do reto e do cólon, principalmente, as pessoas com idade superior a 45 anos, com histórico familiar de câncer ou anemia e sangramento anal”, recomenda.
Os pólipos retirados não voltam, porém, ainda assim, podem surgir outros ao longo dos anos. “É sempre bom lembrar que o câncer começa de um pólipo que cresce lentamente no intestino sem sintomas, podendo levar até 5 anos e, quando retirado, é possível evitar o surgimento da doença”, esclarece a médica.
O câncer colorretal é um dos que mais acomete brasileiros, sendo o 3º mais frequente entre homens e o 2º mais comum entre mulheres. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o fim deste ano, serão diagnosticados 36.360 novos casos, sendo 17.380 masculinos e 18.980 femininos.
Campanha de Prevenção do Câncer de Intestino

Durante o mês de setembro, o Hospital Madre Teresa promove a “4ª Campanha de Prevenção do Câncer de Intestino” para informar, conscientizar e esclarecer dúvidas sobre o câncer de intestino com consultas noturnas particulares a preços especiais e convênios, com atendimento nos horários entre 18h e 21h. A pessoa passará por um check-up proctológico (exame do reto) e, caso seja necessário, será encaminhada à colonoscopia. Marcação de consulta: 31 3339-8455

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos