quinta-feira, junho 20, 2024
spot_img
InícioMercadoEventosSBD promove atendimento gratuito para diagnóstico do câncer de pele

SBD promove atendimento gratuito para diagnóstico do câncer de pele

Dezembro tem festas, férias, verão e alerta! O mês começa quente para a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que está à frente do Dezembro Laranja, campanha de prevenção ao câncer de pele. No sábado, 7 de dezembro, haverá atendimento gratuito para diagnóstico do problema em 130 pontos de atendimentos no país, sendo dez deles em Minas (veja abaixo). Este ano, os objetivos principais da campanha são a prevenção – que deve começar na infância – e o diagnóstico precoce do câncer de pele, que aumenta as chances de cura e evita danos ou mutilações. Com isso, haverá um foco em informações sobre os sinais da doença. Os sintomas dependem de cada tipo de câncer, mas dois deles merecem atenção especial: pintas irregulares e feridas que não cicatrizam.

Para a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais, a dermatologista Flávia Bittencourt, há uma maior conscientização sobre o câncer, mas nem sempre as pessoas colocam em prática as informações que têm sobre a necessidade de proteção. “De maneira geral, vejo que há uma maior conscientização das pessoas sobre o câncer de pele. Mas essa preocupação nem sempre é revertida em prevenção adequada. Às vezes, as pessoas pensam que o câncer de pele não tem agressividade, não vai ter tanto problema”, diz.
“A meta é melhorar a informação e mostrar para essa pessoa preocupada quais são as medidas práticas devem ser tomadas de a fotoproteção adequada e cuidados em relação à prevenção ao sol”, completa .E ela reforça que o diferencial da oncologia cutânea é exatamente a informação, pois a pele ser um órgão externo, sendo possível visualizar o problema.

Flávia Bittencourt reforça que o cuidado em relação à exposição solar depende da fotoproteção, que demanda filtro solar, atitude e bom senso. “O uso do filtro solar é um dos aspectos da fotoproteção, assim como evitar a exposição excessiva ao sol, uso de chapéu, blusas, ficar à sombra”, diz. “Para a fotoproteção também é necessário bom senso. Não é para radicalizar, nem deixar de aproveitar o sol. Mas é necessário minimizar essa exposição, ser prudente e usar medidas protetoras”, completa.

 

As principais dicas de proteção da SBD são evitar o sol entre 9h e 15h; usar camiseta, chapéu de abas largas, sombrinha e guarda-sol; usar óculos escuros, de preferência com lentes de boa qualidade; aplicar o protetor solar diariamente (fator de proteção de no mínimo 30), repetindo a aplicação a cada 2 horas.

 

O alerta da campanha é direcionado também para a infância. A dermatologista explica que o câncer de pele ocorre por um efeito cumulativo da exposição ao sol ao longo da vida. Então, não é só o sol que você tomou durante as férias de dezembro, por exemplo, que pode levar ao problema, mas também o sol que você vem sendo exposto desde a infância e adolescência. “Na Austrália, que é um país que tem mais casos (de câncer de pele), há um trabalho grande nas escolas, inclusive infantis, para prevenir”.

 

DADOS

De acordo com a SBD, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que, anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença. Isso significa que 1 em cada 4 casos novos de câncer no Brasil, é de pele.Cerca de 90% dos casos existentes são de carcinomas. Esses tumores têm letalidade baixa, mas provocam cerca de 1.900 óbitos a cada ano no nosso país. Menos comum, o câncer melanoma é o tipo mais agressivo e, por este motivo, causa mais de 1700 óbitos anualmente.

A dermatologista Flávia Bittencourt informa que os dois principais fatores de risco para o câncer de pele são exposição ao sol e genética, sendo que o primeiro é possível mudar, enquanto o segundo, pelo menos por enquanto, não há como alterar.

De acordo com a SBD, as pessoas de cabelos loiros ou ruivos, olhos claros, ou de pele clara, que facilmente ficam vermelhas quando tomam sol, têm o risco ainda maior de desenvolver o câncer de pele.O fator genético também é muito importante, ou seja, quem tem familiares com histórico de câncer de pele, principalmente o melanoma, deve ficar ainda mais atento. Os cuidados com a proteção precisam ser redobrados também por pessoas com muitas pintas, cicatrizes, feridas crônicas ou imunossuprimidos.

 


ATENDIMENTO GRATUITO

O mutirão de atendimento gratuito para diagnóstico do câncer de pele que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizará dentro do Dezembro Laranja acontecerá no sábado, dia 7, das 9h às 15h, em 130 postos do país. Em Minas, haverá atendimento em dez postos localizados em nove cidades, sendo elas Alfenas, Itaúna, Uberaba, São João Del Rei, Barbacena, Itajubá, Curvelo, Juiz de Fora e Viçosa (veja aqui os locais abaixo ou no endereço). Cerca de 4 mil médicos dermatologistas e voluntários farão o atendimento no Brasil todo.

Conforme a SBD, essa é a 21ª edição da Campanha Nacional do Câncer da Pele. Este ano, a previsão é de que 30 mil indivíduos passem pela consulta.  Em 2018, foram 26.161 atendimentos, sendo 3.852 casos de câncer de pele identificados, entre carcinoma basocelular (2.765), carcinoma espinocelular (724) e melanoma (363). Desde a sua implementação, em 1999, a iniciativa já beneficiou mais de 600 mil pessoas.

 

Pontos de atendimento gratuito em Minas:

Alfenas

Ambulatório Dr. Plínio Prado Coutinho, Centro
Itaúna

Ambulatório de Dermatologia da Policlínica Dr. Ovídio Nogueira Machado, Bairro Niterói
Uberaba

Ambulatório de Especialidades da UFTM (antiga Funepu), Abadia
São João Del Rei

Associação de Amparo a Pacientes com Câncer, Centro

Barbacena
Faculdade de Medicina de Barbacena, Praça Presidente Antônio Carlos, São Sebastião

 

Itajubá

Faculdade de Medicina de Itajubá, São Vicente
Curvelo

Hospital Imaculada Conceição, Tibira

Juiz de Fora

Hospital Universitário da UFJF – Unidade Dom Bosco (1º andar/todas as 23 salas),Dom Bosco

Hospital Universitário e Maternidade Therezinha de Jesus (recepção 1º andar), São Mateus
Viçosa

Unidade de Atendimento Especializando em Saúde (UAES), Centro

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos