sábado, julho 27, 2024
spot_img
InícioNotíciaMinistério da Saúde promove ação "Mentalize" com encontros virtuais

Ministério da Saúde promove ação “Mentalize” com encontros virtuais

O Ministério da Saúde promoverá, a partir desta terça-feira (25/8), uma série de ações com o objetivo de informar à população sobre questões envolvendo doenças mentais, na expectativa de promover saúde e bem-estar do brasileiro diante da pandemia da Covid-19. A primeira iniciativa consiste em três eventos virtuais do programa “Mentalize: sinal amarelo para atenção à saúde mental” que está marcado para os dias 25, 26 e 27, sempre às 19h, no canal do Youtube do Ministério da Saúde. Serão encontros onlines, abertos ao público em geral, que reunirão especialistas para falar sobre temas que envolvem saúde mental com o foco na saúde da criança e do adolescente, dos trabalhadores e dos idosos. O objetivo é desmistificar e reduzir estigmas sobre doenças mentais.
“Iniciamos uma série de ações voltadas para esclarecimento e orientações sobre saúde mental a todos os brasileiros”, destaca a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro. O Mentalize é o marco inicial das “Ações de Educação em Saúde em Defesa da vida” que o Ministério da Saúde lançará a partir de setembro, abordando temas como prevenção ao suicídio e da automutilação; prevenção da gravidez na adolescência; prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas; e ética da vida.
A ação é uma parceria com os ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; da Educação; da Justiça e Segurança Pública; e com entidades representativas da sociedade, como a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Para Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), essa iniciativa poderá salvar vidas. “ Um projeto que nos permite mudar o futuro de crianças e adolescentes deste País, por um simples motivo: promover a saúde mental, desde os seus primeiros sinais”.
O primeiro evento virtual, desta terça-feira (25/8), vai abordar questões que envolvem a saúde mental das crianças e dos adolescentes, com temas como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); transtornos de aprendizagem; drogas lícitas e ilícitas; e o uso inadequado da internet e dos jogos eletrônicos. O segundo encontro, na quarta-feira tem foco na saúde do trabalhador. Serão abordados assuntos relativos à depressão, ansiedade, Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e Síndrome do Esgotamento Profissional.

No terceiro dia, quinta-feira (27/8), o encontro virtual focará na saúde do idoso, abordando a depressão e demência, o processo de envelhecimento e a reorientação da rotina diária. Os programas contarão com especialistas de cada área que tratarão dos assuntos de forma leve e informativa. Os debates serão intercalados com apresentações artísticas e lúdicas.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos