Seis hospitais de Belo Horizonte foram destacados no ranking World’s Best Hospitals 2025, elaborado pela revista norte-americana Newsweek, em parceria com a plataforma global de dados Statista. A lista, que avaliou mais de 2.400 instituições ao redor do mundo e destacou as 250 melhores, é considerada uma das mais respeitadas do setor de saúde.
Os hospitais da capital mineira que conquistaram lugar na lista global são:
-
17º lugar – Mater Dei Hospital Santo Agostinho
-
19º lugar – Hospital Madre Teresa
-
21º lugar – Biocor Instituto
-
24º lugar – Hospital Felício Rocho
-
56º lugar – Hospital Unimed – Unidade Contorno
-
67º lugar – Mater Dei Hospital Contorno
A presença dessas instituições no ranking reforça a posição de Belo Horizonte como um importante polo de excelência médica no Brasil e na América Latina. Os hospitais foram avaliados com base em critérios rigorosos, como pesquisa com milhares de profissionais da saúde (médicos, gestores e especialistas), dados de experiência dos pacientes, métricas de qualidade hospitalar e a adoção de PROMs (Patient-Reported Outcome Measures), indicadores que refletem a percepção dos próprios pacientes sobre sua saúde e qualidade de vida após os tratamentos.
A classificação tem como objetivo orientar pacientes e gestores na escolha de instituições de saúde, especialmente em momentos críticos de diagnóstico e tratamento. Neste ano, a lista contemplou os melhores hospitais em 30 países, incluindo o Brasil.