sexta-feira, junho 14, 2024
spot_img
InícioMercadoEspecialista lança primeiro livro brasileiro sobre ESG no setor da saúde

Especialista lança primeiro livro brasileiro sobre ESG no setor da saúde

Sustentabilidade não é sobre “estar na moda”, mas sim uma questão de sobrevivência para pessoas, organizações e o planeta. É a partir desta perspectiva que o consultor empresarial e doutor em Sustentabilidade e Empreendedorismo Alexandre Hashimoto chama a atenção do ecossistema de saúde brasileiro. Em Gestão de Sustentabilidade em Organizações de Saúde, livro inédito sobre o tema no Brasil, ele fundamenta a questão ao trazer um estudo de caso da implantação do primeiro setor focado em estratégias ESG (em inglês Environmental, Social and Governance) em um hospital público no país, o Hospital Municipal de Cubatão (SP), antes mesmo de a sigla “virar moda”.

Na obra, o autor evidencia as ações realizadas na instituição em um período de dois anos, que resultaram na redução do custo operacional, minimização do impacto ambiental e melhoria na qualidade e resolutividade do atendimento. Com isso, Alexandre aponta o incremento na gestão, pública ou privada, um caminho essencial para que as instituições se mantenham em pleno funcionamento e construam sua longevidade, por décadas ou mais.

Dividido em três capítulos principais – Desenvolvimento Econômico, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social –, o especialista apresenta diretrizes para a implantação da estratégia ESG em instituições de saúde, públicas ou privadas, ao descrever como conceitos de consumo consciente, governança corporativa, construção sustentável e eficiência energética podem ser aplicados na prática, e os resultados esperados para o alcance de cada objetivo. No final, essas ações serão capazes de ampliar a eficiência e competitividade das organizações.

Em suma, o consumo colaborativo permite que os custos sejam reduzidos,
a gestão das compras e estoques se torne mais ágil e simplificada, além de
gerar um benefício ambiental bastante significativo, isso em consequência da
redução da extração de recursos naturais e geração de resíduos.

(Gestão em Sustentabilidade nas organizações, p. 110)

Com 15 anos de atuação na área, Alexandre é um dos precursores dessa discussão no país. Já atuou como gestor, executivo e consultor em diversos subsistemas de Saúde, em projetos de Norte a Sul do Brasil, e agora se dedica a compartilhar a expertise angariada ao longo da carreira com organizações pelo país. Por meio de consultorias, palestras e treinamentos, auxilia empresas a construírem uma visão competitiva de longo prazo, tanto para o negócio como para o planeta.

FICHA TÉCNICA
Título: Sustentabilidade em Organizações de Saúde – Um Estudo de Caso
Autor: Alexandre Hashimoto
Editora: Reino Editorial
ISBN/ASIN: 978-65-88641-54-5
Páginas: 119
Preço: R$ 47,00
Link de venda: Agência Multiuso

Sobre o autor: Alexandre Hashimoto é Bacharel em Administração de Empresas (UNAERP); Especialista em Gestão e Negócios (Business Institute International), com extensão em Intraempreendedorismo e Governança Corporativa (Babson College–EUA); Doutor em Sustentabilidade e Empreendedorismo (University Martin Lutero-EUA). Atua como consultor, palestrante e treinador em temas como Sustentabilidade, Planejamento e Gestão para a Saúde e outros segmentos. É mentor de startups e lideranças sociais e professor em pós-graduações.

Redes sociais do autor:
Site: www.healthprime.com.br
Instagram: @alexandre_hashimotoofc
LinkedInlinkedin.com/in/alexandrehashimoto

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos