Para facilitar o acesso aos resultados de exames realizados no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC), que é de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, a instituição lançou o Portal do Paciente. A plataforma já está em funcionamento.
No momento da alta, os pacientes recebem um login, com usuário e senha, para que possam consultar os resultados. O portal reúne todos os laudos e imagens, a partir do dia 24 de julho. Já os exames realizados anteriormente serão incluídos no sistema a partir de solicitação, que deve ser feita pelo usuário diretamente ao Serviço de Prontuário do Paciente (SPP).
A coordenadora do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Elem Caldeira, avalia como positiva a solução, com prontuário 100% digital. “Este sempre foi um desejo da instituição. Vai facilitar para o paciente que terá todo o histórico de exames acessível em qualquer lugar e em qualquer tempo. É bom também para o médico que, em caso de dúvida, poderá ver pelo sistema todos os exames já realizados pelo paciente, o que pode inclusive, diminuir a repetição desnecessária de solicitações”, avaliou.
Já o assessor de Tecnologia e Informação (TI) Marco Túlio Pereira da Costa reforça que o sistema, que foi desenvolvido internamente pela equipe do HMDCC, tem segurança de ponta a ponta, garantindo a proteção dos dados dos pacientes. Segundo ele, o projeto terá novos desdobramentos. “Futuramente, o Portal do Paciente terá novas funcionalidades que já estão em início de planejamento”, concluiu.
Foto: Divulgação/ HMDCC