segunda-feira, março 4, 2024
spot_img
InícioSaúde e bem-estarSustentabilidadeMóveis ecologicamente corretos são tendência na decoração

Móveis ecologicamente corretos são tendência na decoração

Cada vez mais as pessoas estão atentas à preservação do meio ambiente. Por essa razão, o consumo sustentável é fator decisivo de compra para 32% dos brasileiros. O dado é de um estudo da Nielsen e mostra que a preocupação com a sustentabilidade tem aumentado cada vez mais. O comportamento se estende à decoração, com aumento da busca por materiais e processos que não geram impactos negativos à natureza.

O pensamento sustentável relacionado a móveis pressupõe alguns quesitos importantes – as matérias-primas utilizadas, os processos produtivos, a durabilidade do produto final e a sustentabilidade social. “Sobre os materiais, escolhemos aqueles que não prejudicam ou  reduzem os impactos ambientais, materiais reciclados como o aço, madeiras descartadas das podas de árvores, materiais obtidos de processos produtivos eficazes como é o caso a madeira compensada multilaminada ou ainda a madeira certificada que respeita às técnicas de manejo florestal adequadas”, explicam Andrea Chaves e Leonardo Mattos, sócios-proprietários da Emobilia – fábrica de móveis de Lagoa Santa (MG), focada em arquitetura sustentável.

Enquanto os processos tradicionais da indústria moveleira podem causar sérios impactos ambientais devido ao volume de resíduos gerados, desperdício de materiais e descarte de substâncias tóxicas, os processos produtivos dos móveis sustentáveis são desenhados para minimizar o prejuízo ao meio ambiente. O que acontece através da redução da produção de lixo, da realização do descarte de resíduos de maneira adequada ou ainda do uso de tecnologias que possam aumentar a durabilidade do produto final.

O principal objetivo da decoração sustentável é, além de conferir uma bela estética aos ambientes, proteger o planeta e garantir que as gerações futuras tenham a possibilidade de viver em um mundo no qual o meio ambiente seja preservado e respeitado.

Andrea e Leonardo ressaltam que além da reutilização e da reciclagem de materiais, a tendência de decoração sustentável está relacionada à conscientização. Está diretamente ligada às compras, ao consumo, à utilização e ao descarte de recursos naturais e artificiais.

A Emobilia possui um show room no Mercado Novo, em Belo Horizonte, onde expõe produtos feitos com resíduos dos recortes de containers, entre outros materiais, seguindo sempre os princípios de reutilização e upcycling.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos