quarta-feira, junho 19, 2024
spot_img
InícioPara VocêInfantojuvenilTrabalhe a inteligência emocional das crianças nas férias

Trabalhe a inteligência emocional das crianças nas férias

 

As férias escolares do meio do ano estão chegando e, com ela, uma preocupação ronda o pensamento dos pais: como entreter as crianças durante um mês inteiro, sem deixá-las na frente da televisão ou abusando dos jogos eletrônicos? A Master Coach e diretora da Febracis, Júlia Lobo, dá uma dica valiosa: “aproveite o tempo livre para ajudar a desenvolver a inteligência emocional de seus filhos”.

 

Atividades lúdicas e que levam os pequenos a pensarem sobre valores, sonhos e metas podem transformar o período de férias em momentos divertidos e que promovam um aprendizado para a vida, gerando impactos positivos que poderão ser sentidos na família e também no retorno às aulas.

 

Dança, teatro, música, pintura, desenho e colagem são algumas das atividades que podem facilitar a expressão de sentimentos e a descoberta do mundo. Uma outra opção são jogos que estimulem a criatividade e possibilitem um melhor direcionamento das atividades visando estimular a inteligência emocional.

Um exemplo é o método CIS Educar, criado pela Febracis Coaching Integral Sistêmico. O Programa Jeito de Viver – Família, é composto por vários livros, jogos, músicas, vídeos e atividades que fortalecem a relação entre pais e filhos. A missão é transformar, em pouco tempo e positivamente, as relações familiares e escolares.

 

“O programa foi pensado para ser utilizado em casa, com o núcleo familiar. Afinal, as mudanças verdadeiras só acontecem se os pais se tornarem autorresponsáveis e se envolverem na educação dos filhos”, destaca Júlia. A agenda foi planejada especialmente para direcionar os pais a como se aproximarem de seus filhos, sendo uma oportunidade para dedicarem um tempo de qualidade aos pequenos.

 

“A base do sistema de crenças de um indivíduo é formada de zero a 8 anos de idade, podendo se estender até 12 anos. Aquilo que os pais e educadores ensinam em termos de identidade, capacidade e merecimento nesse período, as crianças certamente levarão para a vida inteira. Por isso, é importante educá-las, tanto em casa quanto na escola, para que sejam ricas em autoestima e crenças fortalecedoras e ainda tenham inteligência emocional para ultrapassar desafios”, diz Júlia Lobo.

 

Segundo ela, pequenas atitudes no dia a dia podem garantir que os pequenos desenvolvam um estilo de vida baseado na formação de hábitos e no uso da inteligência emocional. O objetivo do CIS Educar é, portanto, ajudar pais e mestres nesse desafio ousado de formar crianças motivadas e inspiradoras.

“O importante é aproveitar o tempo livre das crianças e propiciar a elas uma formação emocional mais completa, com atividades que valorizam a gratidão, a empatia e o senso de a autorresponsabilidade. Esse é o melhor caminho para a formação de um indivíduo emocionalmente mais forte, o que fará diferença na vida dele hoje e sempre”, destaca Júlia.

O Programa Jeito de Viver – Família e o Programa Jornada do Ser (focado em escolas) podem ser encontrados por pais, responsáveis e educadores no Centro Conceito da Febracis em Belo Horizonte: Av. Afonso Pena, 4269 – Serra.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos