quarta-feira, fevereiro 21, 2024
spot_img
InícioNotíciaSurto de sarampo: quem precisa tomar a vacina?

Surto de sarampo: quem precisa tomar a vacina?

Tão logo as notícias sobre o surto de sarampo se espalharam por todo o país, foram iniciadas as campanhas sobre a importância da vacinação, única forma de prevenção da doença. Altamente contagioso, o sarampo pode ser transmitido por tosse, espirro e até mesmo pela fala ou respiração próximas ao infectado. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, conjuntivite e manchas vermelhas pelo corpo, maior símbolo da doença na década de 90.
Apesar de nenhum caso ter sido diagnosticado em Belo Horizonte, cinco pessoas tiveram o quadro confirmado na região metropolitana. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), há disponível na cidade um estoque de 2 milhões de doses da vacina tríplice viral, vacina que já faz parte do calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde, o SUS.
Ainda segundo a PBH, a vacina está disponível em todos os 152 centros de saúde de Belo Horizonte. O interessado em tomar a vacina deve comparecer a um dos postos de saúde ( clique aqui para ver a lista ), de 9 a 17 horas, levando um documento de identificação com foto e o cartão de vacina.

Qual é a vacina contra o sarampo?

Para ficar protegido contra o sarampo, é necessário receber a vacina tríplice ou a tetra viral.

Quando tomar a vacina do sarampo?

Primeira dose: Aos 12 meses de idade (1 ano). *
Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
* Neste ano, especificamente, algumas cidades passaram a permitir a vacinação a partir dos 6 meses de idade, devido ao aumento dos casos.
Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade?

Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina.
Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.
Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;
De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.
Atenção viajantes!
Os viajantes com destino a regiões com transmissão do vírus precisam estar com a vacinação em dia. É recomendado ao viajante que não tem certeza se recebeu a dose da vacina contra o sarampo comparecer a um centro de saúde para a avaliação.

Fontes: Ministério da Saúde e Prefeitura de Belo Horizonte

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos