quarta-feira, fevereiro 21, 2024
spot_img
InícioNotíciaRedução de exames preventivos preocupa especialistas

Redução de exames preventivos preocupa especialistas

O isolamento social, estratégia fundamental no combate ao coronavírus, está provocando uma queda no volume de exames de rotina. Tal movimento tem preocupado os profissionais de saúde, uma vez que os cuidados preventivos ajudam a reduzir complicações de outras doenças, inclusive o número de internações. Além disso, o bom estado de saúde das pessoas é essencial no enfretamento do vírus, em caso de contaminação.

De acordo com o gerente técnico do Laboratório Lustosa, Adriano Basques, houve uma queda de 80% no volume de exames de rotina, em comparação ao que era realizado antes da quarentena. “Isso é muito grave, pois alguns pacientes como diabéticos ou hipertensos precisam monitorar frequentemente seus números. Um paciente diabético ou cardiopata pode não ter os sintomas do coronavírus, mas continua com doenças crônicas importantes. Grávidas e pessoas que sofreram alguma alteração em seus tratamentos, como ajustes de doses, por exemplo, também não podem relaxar e deixar de fazer o controle”, destaca Adriano.

Segundo o especialista, o receio de buscar o atendimento médico e ir aos laboratórios está fazendo com que as pessoas deixem de se cuidar – ou adiem esses cuidados. Em consequência, a médio prazo pode haver um aumento da gravidade de outras doenças que não estão relacionadas ao coronavírus, e que poderiam ser diagnosticadas e tratadas precocemente.
Segundo Adriano, é importante que as pessoas busquem alternativas como as teleconsultas e o atendimento domiciliar para a realização de exames. “Todos os laboratórios têm, atualmente, este serviço e recursos de consulta online dos resultados. Os procedimentos de coleta também são realizados com total segurança, seguindo as normas dos órgãos de saúde. Não há motivos para se preocupar. O risco é muito maior para a sua saúde se não houver essa prevenção”, frisa o especialista.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos