domingo, junho 16, 2024
spot_img
InícioMercadoEventosCentros de Saúde abrem neste sábado para vacinação contra o sarampo

Centros de Saúde abrem neste sábado para vacinação contra o sarampo

Todos os 152 Centros de Saúde de Belo Horizonte estarão abertos neste sábado (19/10), das 8h às 17h, para vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos contra o sarampo. A vacinação será exclusivamente para este público. É importante que responsáveis levem o cartão de vacinação da criança.

Devido ao surto da doença no País, desde agosto as crianças de seis a 11 meses também estão sendo imunizadas com a dose zero. Para esta faixa etária o esquema vacinal é formado por três doses. Em Belo Horizonte, cerca de 8 mil crianças já receberam a dose zero contra o sarampo, o que corresponde a 88% de cobertura vacinal. Entre as de um ano, já foram vacinadas cerca de 18 mil, 90,8% de cobertura vacinal. E entre a faixa etária de dois a quatro anos, cerca de 73 mil já receberam a dose da vacina, o que corresponde a 91,5% de cobertura vacinal. O Ministério da Saúde define como meta de vacinação, a cobertura vacinal de 95% do público-alvo.
Para a proteção contra a doença são necessárias duas doses da vacina para pessoas até 29 anos e uma dose para quem tem de 30 a 49 anos. Para as crianças, a primeira dose é dada aos 12 meses e a segunda aos 15 meses.
A transmissão do sarampo ocorre por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Os sintomas da doença são febre alta, conjuntivite, tosse e manchas vermelha no corpo. Quem apresentar alguns dos sintomas deve procurar imediatamente um serviço de saúde.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos