quarta-feira, junho 19, 2024
spot_img
InícioNotíciaVacina contra a dengue é aprovada pela Anvisa

Vacina contra a dengue é aprovada pela Anvisa

Uma nova vacina contra a dengue foi aprovada na última semana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por meio da Resolução RE 661/23. A Qdenga, da empresa Takeda Pharma Ltda, protege contra os quatro sorotipos da doença e tem indicação para ser aplicada em pessoas de 4 a 60 anos, independentemente de já terem tido dengue ou não.

A vacina Qdenga será aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A eficácia geral é de 80%, contra qualquer sorotipo, calculado a partir da comparação dos resultados dos participantes que receberam a vacina e dos que receberam placebo, para todos os 4 sorotipos, e contabilizando todos os casos de dengue identificados, seja em indivíduos soropositivos ou soronegativos.

Em suas redes sociais, a médica infectologista Luana Araujo comemora a aprovação e diz que “isso significa uma vantagem sobre a que temos hoje disponível (DengVaxia), que só pode ser feita em quem já teve episódio anterior de dengue”. Ela explica, ainda, que a vacina, por ser feita de vírus vivo atenuado, é contraindicada para quem tem imunodeficiência ou está imunodeficiente no momento, bem como gestantes e lactantes.

A demonstração da eficácia da vacina Qdenga tem suporte principalmente nos resultados de um estudo de larga escala, estudo de fase 3, randomizado e controlado por placebo, conduzido em países endêmicos para dengue, com o objetivo de avaliar a eficácia, segurança e imunogenicidade da vacina.

A Qdenga também foi avaliada pela agência sanitária européia (EMA), tendo recebido uma recomendação positiva no âmbito do programa “EU Medicines for all”, um mecanismo que permite a avaliação de medicamentos que se destinam a ser utilizados em países de baixa e média renda fora da União Europeia (UE). Sua comercialização foi aprovada na União Europeia em dezembro de 2022.

O Ministério da Saúde estuda incluir a nova vacina contra a dengue no calendário de vacinação do SUS.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos