Na próxima segunda-feira (31) serão encerradas as campanhas de vacinação contra a gripe e meningite. A Prefeitura de Belo Horizonte reforça a importância da imunização daquelas pessoas que ainda não tomaram as doses. As vacinas seguem disponíveis em todos os centros de saúde da capital, além de postos extras espalhados por diversas regionais, com horários de funcionamento variados.
Até o momento, foram aplicadas cerca de 440 mil doses da vacina contra a gripe em pessoas que fazem parte dos seguintes grupos: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde e professores. A definição desse público para o acompanhamento da cobertura vacinal é feita pelo Ministério da Saúde. Atualmente, o índice está em 54,8%.
Já contra a meningite foram aplicadas 679 mil doses. A ampliação para que todos os públicos pudessem tomar a dose foi realizada em maio deste ano, sendo uma estratégia temporária para ampliar o acesso das pessoas aos imunizantes.
A cobertura indicada para ambas as vacinas é de, pelo menos, 90%. Os imunizantes são seguros e salvam vidas, evitando as formas graves das doenças e, até mesmo, o óbito. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, as duas vacinas.