segunda-feira, maio 27, 2024
spot_img
InícioPara VocêLGBTQIA+Vacina contra a AIDS será testada em brasileiros

Vacina contra a AIDS será testada em brasileiros

A multinacional Jonhson & Jonhson impressionou o mundo na última semana ao anunciar que dará início aos testes com uma vacina voltada para combater o vírus da imunodeficiência adquirida, o HIV, também conhecido como o vírus da AIDS. A vacina será testada simultaneamente em oito países, incluindo o Brasil.

 

Segundo a companhia, os testes para o desenvolvimento da vacina tiveram início há mais de três décadas, mas apenas agora o produto está pronto para ser testado em humanos em larga escala. A justificativa do grupo é a estrutura complexa do HIV e as constantes mutações das cadeias genéticas do vírus.

 

A investigação global terá início nas próximas semanas e será feita em parceria com instituições e órgãos de saúde dos oitos países participantes. O objetivo, segundo a Jonhson & Jonhson, é avaliar o desempenho da imunização no impedimento do contágio pelo HIV. Se tiver eficiência comprovada, a vacina poderá ser utilizada como mais uma forma de prevenção da doença.

O HIV no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 866 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil. O último Boletim Epidemiológico de HIV e Aids, divulgado no final de 2018, sugeriu que a epidemia no Brasil estaria se estabilizando com taxa de detecção em torno de 18,3 casos a cada 100 mil habitantes. Os números representam, em média, 40 mil novos casos nos últimos cinco anos, o que anualmente resultaria em pouco mais de 8 mil novos casos.


* Com Agência Saúde

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos