quarta-feira, fevereiro 21, 2024
spot_img
InícioEspecialidadesImunologiaPBH realiza neste sábado (28) 'Dia D' da Campanha de Multivacinação

PBH realiza neste sábado (28) ‘Dia D’ da Campanha de Multivacinação

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza neste sábado (28) o Dia D da Campanha de Multivacinação, com uma grande mobilização para reforçar a importância de manter atualizado o cartão de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Nessa data, todos os centros de saúde da capital, o Centro de Atenção à Saúde do Viajante e o Parque Municipal Américo Renné Giannetti estarão abertos para receber a população. As aplicações das doses serão realizadas das 8h às 17h. Os imunizan, 28tes ofertados e os endereços completos podem ser verificados on-line.

A utilização do Parque Municipal como um ponto extra de vacinação é uma estratégia para facilitar o acesso de pais, mães e responsáveis, já que o local fica na região central da cidade. A definição é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. Para garantir a diversão e entretenimento nesse local durante o Dia D, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer disponibilizará brinquedos, oficinas e atividades recreativas para crianças e adolescentes, em apoio à campanha. A rua de lazer ficará na Alameda das Sapucaias.

Para o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, reforçar a quantidade de postos e diversificar as atividades ofertadas são formas de alcançar um público ainda maior. “O objetivo do Dia D é ampliar o acesso às vacinas levando, além das doses, opções de lazer e informação sobre a importância de manter o cartão de vacinação atualizado. As aplicações serão realizadas durante o dia todo, em todas as regionais da cidade. Por isso, reforço que é indispensável a conscientização dos adultos para que cuidem da saúde das crianças e adolescentes”, enfatizou.

Ainda como parte da programação e em apoio às ações, a Secretaria Municipal de Educação será a responsável por ofertar, nos 152 centros de saúde, atividades educacionais. Serão disponibilizados desenhos para colorir, lápis e giz de cera para que as crianças possam se divertir antes ou após receberem as doses de vacina.

As doses serão aplicadas de acordo com a avaliação da situação vacinal de cada criança e adolescente. Sendo assim, é fundamental que os pais ou responsáveis legais levem a caderneta de vacinação para a conferência e atualização.

Assistência à saúde

Além da oferta de vacinas, alguns centros de saúde irão promover ações assistenciais de promoção e prevenção à saúde. Serão realizadas coletas para exames citopatológicos (com agendamento prévio), atendimentos de usuários em situações crônicas, cuidados em saúde bucal, além da promoção à saúde da criança e do adolescente.

Confira os locais que ofertarão esses serviços no dia 28.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos