segunda-feira, julho 22, 2024
spot_img
InícioNotíciaMáscaras caseiras de tecido: elas funcionam?

Máscaras caseiras de tecido: elas funcionam?

 

Beatriz Barbosa Gomes, de Belo Horizonte, usa máscara feita pela avó.

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou que o acesso a espaços públicos somente será liberado com o uso da máscara de proteção, a partir da próxima semana. Mas as máscaras de tecido realmente funcionam?
De acordo com o Ministério da Saúde, sim. Apesar de simples, elas evitam a propagação do vírus formando uma barreira física, desde que sigam algumas especificações.

A primeira delas é que a máscara precisa ter pelo menos duas camadas de pano. Também é importante que o equipamento seja individual, ou seja, ele não pode ser compartilhado com outras pessoas da família.

As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. Segundo o Ministério da Saúde, o importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz, e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Elas podem ser usadas até ficarem úmidas, devido à respiração. E, depois disso, devem ser trocadas e lavadas pelo próprio indivíduo com sabão ou água sanitária, deixando de molho por pelo menos 30 minutos. “Vamos ter que criar as nossas armas, e elas serão aquelas que nós tivermos”, ressaltou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Dessa forma, a recomendação é usar a máscara sempre que precisar sair de casa. E é bom sair com pelo menos uma reserva e uma sacola para guardar a máscara suja, quando for preciso trocar.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos