Os novos médicos devem se apresentar ao município a partir de outubro de 2023. O contrato tem validade de quatro anos e pode ser prorrogado por igual período, garantindo, assim, a fixação do profissional na rede SUS-BH durante esse tempo. Com esse novo incremento, serão 91 profissionais vinculados aos programas ministeriais de provimento médico.
Para o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, esse reforço será fundamental para manter o cuidado da população. “A dificuldade de contratação de profissionais é uma realidade e não acontece só em Belo Horizonte. Então, os novos médicos chegarão para fortalecer a nossa rede e garantir o bom atendimento dos usuários. Somado a isso, seguimos trabalhando para manter as equipes o mais completas possível”.
Serão avaliados três aspectos para o direcionamento dos novos profissionais aos centros de saúde:
– regionais que concentram o maior déficit de profissionais;
– número de dias com equipes incompletas;
– classificação dos centros de saúde, sendo priorizados os de maior índice de vulnerabilidade social.
Para essa definição e encaminhamento, a Secretaria Municipal de Saúde conta com uma comissão específica, com representantes de diversas áreas técnicas. Esse grupo analisará a situação e a realidade de cada uma das unidades e, alinhado aos critérios definidos pelo Ministério da Saúde, definirá qual será a locação para esses médicos.
Foto: Aline Resende/PBH