domingo, junho 16, 2024
spot_img
InícioPela cidadeRoteiros de bike em BH: diversão e saúde pedalam juntas

Roteiros de bike em BH: diversão e saúde pedalam juntas

Andar de bicicleta é um exercício com inúmeros benefícios à saúde – tanto física quanto mental. Além de ajudar no emagrecimento, a atividade melhora a resistência muscular com baixo impacto nas articulações, e ajuda a controlar a pressão arterial e a glicemia. O ciclismo ainda melhora a circulação sanguínea, ajuda a promover a longevidade, entre vários outros benefícios. E para completar, fazer roteiros de bike ajuda na socialização, combate o estresse, a ansiedade e a depressão.

Por esse motivo, o Beagá Saúde decidiu dar um empurrãozinho para você que colocou a saúde como prioridade em 2023. Confira abaixo o roteiro de onde pedalar em Belo Horizonte e na Região Metropolitana:

  1. Lagoa da Pampulha: Na Pampulha, você vai encontrar ciclistas de todos os perfis – de crianças a profissionais. São 18 km de percurso, com pista de ciclismo em toda a extensão. Mas você não precisa começar dando a volta completa. Para um treino mais forte, prefira ir mais cedo, quando a orla ainda não está tão cheia.
  2. Esplanada do Mineirão: O local, com 80 mil m² de extensão, também é dividido por crianças, jovens e adultos. É um espaço para pedalar tranquilo e ver um lindo pôr-do-sol. Os portões ficam abertos todos os dias, de 7h às 22h, com alterações em dias de jogos e eventos.
  3. Cidade Administrativa: Para quem mora na região Norte, uma boa opção é pedalar no estacionamento da Cidade Administrativa. Há espaço de sobra e muita gente passeia por lá nos finais de semana.
  4. UFMG: O Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais também é um excelente local para fazer trilha de mountain bike. A dificuldade é moderada e há trechos que exigem conhecimentos técnicos avançados. O circuito inteiro tem 7,8 km de extensão.
  5. Aguinha e Túneis: Saindo da estação de metrô Santa Teresa e passando pela avenida dos Andradas até o final, você vai encontrar a Trilha da Aguinha – um percurso de 15 km que passa por túneis abandonados e rios. É indicado levar lanterna.
  6. MG-10: Para ciclistas mais experientes, uma sugestão é pegar a MG-10 até o aeroporto de Confins ou até as cidades de Lagoa Santa ou Pedro Leopoldo. Tem acostamento em todo o trajeto.
  7. Brumadinho: Para quem é adepto de mountain bike, a dica é fazer a trilha da Serra da Calçada, que fica ao lado da entrada do Condomínio Retiro das Pedras. É uma trilha de terra e cascalho que leva a vários lugares bacanas, como o Forte de Brumadinho, que é uma construção de 1750. Há trechos bem tranquilos para iniciantes.
  8. Sabará: Bem pertinho de BH, há diversas trilhas de estradas de terra, que cruzam com cursos d’água no meio da vegetação. Sabará é um paraíso para os trilheiros.
  9. Alphaville: Outro local bem gostoso de pedalar. O Via Parque é um dos principais pontos de treino de ciclismo na região, que conta com várias outras trilhas.
  10. Rota do Ferro: Entre Sabará e Caeté, você pode pegar a Rota do Ferro. No caminho, há um túnel e uma ponte pênsil para cruzar.
  11. Parque Estadual da Serra do Rola Moça: Trecho para quem gosta de curtir a paisagem. Pode subir até o mirante Três Pedras e/ou passar pela cachoeira Pitangueiras.

Conhece mais algum lugar legal para andar de bike perto de BH? Deixe sua sugestão nos comentários!

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos