Andar de bicicleta é um exercício com inúmeros benefícios à saúde – tanto física quanto mental. Além de ajudar no emagrecimento, a atividade melhora a resistência muscular com baixo impacto nas articulações, e ajuda a controlar a pressão arterial e a glicemia. O ciclismo ainda melhora a circulação sanguínea, ajuda a promover a longevidade, entre vários outros benefícios. E para completar, fazer roteiros de bike ajuda na socialização, combate o estresse, a ansiedade e a depressão.
Por esse motivo, o Beagá Saúde decidiu dar um empurrãozinho para você que colocou a saúde como prioridade em 2023. Confira abaixo o roteiro de onde pedalar em Belo Horizonte e na Região Metropolitana:
- Lagoa da Pampulha: Na Pampulha, você vai encontrar ciclistas de todos os perfis – de crianças a profissionais. São 18 km de percurso, com pista de ciclismo em toda a extensão. Mas você não precisa começar dando a volta completa. Para um treino mais forte, prefira ir mais cedo, quando a orla ainda não está tão cheia.
- Esplanada do Mineirão: O local, com 80 mil m² de extensão, também é dividido por crianças, jovens e adultos. É um espaço para pedalar tranquilo e ver um lindo pôr-do-sol. Os portões ficam abertos todos os dias, de 7h às 22h, com alterações em dias de jogos e eventos.
- Cidade Administrativa: Para quem mora na região Norte, uma boa opção é pedalar no estacionamento da Cidade Administrativa. Há espaço de sobra e muita gente passeia por lá nos finais de semana.
- UFMG: O Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais também é um excelente local para fazer trilha de mountain bike. A dificuldade é moderada e há trechos que exigem conhecimentos técnicos avançados. O circuito inteiro tem 7,8 km de extensão.
- Aguinha e Túneis: Saindo da estação de metrô Santa Teresa e passando pela avenida dos Andradas até o final, você vai encontrar a Trilha da Aguinha – um percurso de 15 km que passa por túneis abandonados e rios. É indicado levar lanterna.
- MG-10: Para ciclistas mais experientes, uma sugestão é pegar a MG-10 até o aeroporto de Confins ou até as cidades de Lagoa Santa ou Pedro Leopoldo. Tem acostamento em todo o trajeto.
- Brumadinho: Para quem é adepto de mountain bike, a dica é fazer a trilha da Serra da Calçada, que fica ao lado da entrada do Condomínio Retiro das Pedras. É uma trilha de terra e cascalho que leva a vários lugares bacanas, como o Forte de Brumadinho, que é uma construção de 1750. Há trechos bem tranquilos para iniciantes.
- Sabará: Bem pertinho de BH, há diversas trilhas de estradas de terra, que cruzam com cursos d’água no meio da vegetação. Sabará é um paraíso para os trilheiros.
- Alphaville: Outro local bem gostoso de pedalar. O Via Parque é um dos principais pontos de treino de ciclismo na região, que conta com várias outras trilhas.
- Rota do Ferro: Entre Sabará e Caeté, você pode pegar a Rota do Ferro. No caminho, há um túnel e uma ponte pênsil para cruzar.
- Parque Estadual da Serra do Rola Moça: Trecho para quem gosta de curtir a paisagem. Pode subir até o mirante Três Pedras e/ou passar pela cachoeira Pitangueiras.
Conhece mais algum lugar legal para andar de bike perto de BH? Deixe sua sugestão nos comentários!