segunda-feira, março 4, 2024
spot_img
InícioPela cidadeBH terá 6 novos Centros de Saúde

BH terá 6 novos Centros de Saúde

A Prefeitura de Belo Horizonte assinou aditivo contratual para a construção de mais seis Centros de Saúde até o final de 2024, no modelo de Parceria Público-Privada (PPP). As novas unidades beneficiarão cerca de 77 mil pessoas no Barreiro (Diamante e Independência), Venda Nova (Alameda dos Ipês), Pampulha (Dom Orione e Itamarati) e região Leste da capital (Taquaril).

 

A previsão era que até o final de 2024 fossem entregues mais sete centros de saúde para a população – número que agora passa para 13 unidades. O contrato inicial previa a construção de 50 unidades – das quais 43 já foram entregues, cinco estão em obras e duas terão início nos próximos dias. Com o aditivo, serão 56 centros de saúde.

 

Para a construção de mais unidades, a PBH, através da atuação conjunta das secretarias municipais de Saúde e de Governo, levou em consideração a estrutura física de cada Centro de Saúde, a análise dos terrenos à disposição do Município para as obras e, principalmente, a melhoria das condições de trabalho os profissionais de saúde e de atendimento da população da capital.

 

O funcionamento das 13 novas unidades beneficiará uma população de aproximadamente 175 mil pessoas, levando assistência de melhor qualidade para diversas regiões de Belo Horizonte e uma média de 3 a 5 mil atendimentos mensais em cada novo Centro de Saúde.

 

Cada unidade será composta por Equipes de Saúde da Família com médico generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde. A unidade terá ainda uma Equipe de Saúde Bucal, pediatria, clínica de apoio, ginecologia, psiquiatria, psicólogo, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem e o Núcleo Ampliado Saúde da Família e Atenção Básica, que conta com nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.

 

Em cada Centro de Saúde, serão ofertados à população os seguintes serviços: atendimento de demanda espontânea; consultas eletivas; serviço de vacinação, coleta para exame laboratorial; assistência farmacêutica; dispensação de medicamentos; agendamento de consultas especializadas; realização de curativos; sala de procedimento e observação; realização de eletrocardiograma e testes rápidos IST/HIV/Hepatites; controle de zoonoses; e o Fale com a Equipe.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos