segunda-feira, março 4, 2024
spot_img
InícioPela cidade"Parcão": BH tem primeiro parque exclusivo para pets

“Parcão”: BH tem primeiro parque exclusivo para pets

Será inaugurado nesta terça-feira (6/12), às 12h, o primeiro espaço público exclusivo para pets dentro de um parque de Belo Horizonte. O “parcão”, como tem sido chamado, fica dentro parque Orlando de Carvalho, no bairro Silveira, na região Nordeste da capital. A ideia é que os animais possam aproveitar a área livre de guias e com atrativos direcionados para exercícios e brincadeiras. A reinauguração faz parte da programação dos 125 anos de BH, comemorados em 12 de dezembro.

Foram instalados equipamentos tubulares para brincadeiras e interação dos cães, além de bancos, mesas de jogos, lixeiras e bebedouros para os cães, permitindo a aproximação com seus tutores. Toda a área é cercada, garantindo que os animais possam circular de forma segura. E até o final deste mês, o Parque Rosinha Cadar, no Santo Agostinho, que está em obras, também receberá um “parcão” – o segundo na cidade.

Além do parque Orlando de Carvalho, está sendo reinaugurado o parque Ismael de Oliveira Fábregas, no bairro Nova Floresta – também na região Nordeste. Os locais foram adequados com várias soluções em acessibilidade e segurança. Foram implantadas rotas acessíveis, interligando as entradas dos parques às áreas de brinquedos e equipamentos de alongamento. O trajeto conta com sinalização tátil e linhas-guia. Houve, ainda, rebaixamento nas calçadas de entrada e adequações nos sanitários públicos. Nas áreas de recreação, foram instalados novos brinquedos, tendo destaque para um balanço acessível no Orlando de Carvalho.

Algumas mesas de jogos e bancos, nos dois parques, também foram desenvolvidas de acordo com as normas de acessibilidade. A sinalização foi pensada para ajudar aos visitantes na compreensão das normas de uso desses parques e trará também os mapas táteis, com indicações dos espaços em braile. Essa sinalização está em fase final de produção e instalação.

Ainda dentre as intervenções, foram revisadas estruturas elétricas e hidráulicas, correções de trincas e pintura. Além da troca de pisos que estavam danificados, na área de brinquedos foram instalados novos pisos emborrachados, garantindo mais segurança às crianças. No que diz respeito à segurança, foram substituídos trechos de mourões de concretos e telas danificadas, mantendo os padrões de cercamentos existentes ao longo dos parques.

Os jardins ganharam novas áreas com o plantio de grama; reforma do sistema de irrigação e instalação de novos pontos; além de um sistema de drenagem com reposição de canaletas danificadas e caixas de registro que também contribuem para a irrigação. Novas lixeiras também foram instaladas em diferentes locais dos parques.

O Parque Orlando de Carvalho fica na rua Juruá, 860, bairro Silveira, e funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 18h.

O parque Ismael de Oliveira Fábregas fica na rua Horta Barbosa, 1.014, no bairro Nova Floresta, e funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 20h.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos